terça-feira, 13 de novembro de 2012

Congresso de Senhoras (11.11)


Tema: “e irei ter com meu pai”

Dirigente: Missionária Dirlei Baptista

Preletores: Pastores  Claudio Veiga e Júnior

“Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. E disse: Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. (Lc 15:10-20) 

Lc 15 11-20

·         O pai entregou-lhe a sua parte da herança;

·         O filho mais novo gastou tudo quanto tinha, foi humilhado;

·         Perdeu a paz, a tranquilidade, a felicidade e toda a sua herança;

·         Passou necessidades, até fome, e ninguém o socorreu;

·         Lembrou-se da bondade de seu pai para com eles, seus filhos, assim como com os servos;

 

1º.  O rapaz caiu em si – entendeu que daquela forma não dava para continuar:

“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.” (Ef 5:14)

“Na verdade que, depois que me converti, tive arrependimento; e depois que fui instruído, bati na minha coxa; fiquei confuso, e também me envergonhei; porque suportei o opróbrio da minha mocidade.” (Jr 31:19)

2º.  O rapaz tomou uma decisão, levantou-se com o propósito de buscar seu pai, arrependido e humilde:

“Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lc 15:7).

3º.  O filho pródigo agiu pois, assim como a Jacó, Deus estreitou-lhe o caminho para a humildade e arrependimento:

“Então dirás: São de teu servo Jacó, presente que envia a meu senhor, a Esaú; e eis que ele mesmo vem também atrás de nós.” (Gn 32:18)

Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.” (Gn 33:4)

Gn 32 4

Tomar a decisão não é tudo, precisamos agir, fazer a nossa parte, entretanto deve ser de acordo com a vontade de Deus.

Perdoar é o modo mais sublime de crescer e pedir perdão a maneira mais sublime de se levantar.

Ó Pai amado, doutrina-nos todos os dias e sermos humildes e dependentes de Ti, ajuda-nos, Senhor, a admitirmos quando erramos e ensina-nos a pedirmos perdão. Em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vinda (o), nós queremos ouvir você. Deixe aqui a sua opinião, seu comentário ou sugestão: